Secretaria de Estado da Mulher e Conselho Estadual da Mulher realizam Encontro de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres em São Luis

Em 6/12/2019

Divulgação Foto de Bruno Carvalho (3)

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e o Conselho Estadual da Mulher (CEM) realizaram na manhã desta quinta-feira 05, o Encontro de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres: Construindo juntos(as) uma política inclusiva para as mulheres e suas diversidades. O evento aconteceu no Auditório do SEBRAE/MA, localizado na Avenida Carlos Cunha no Jaracaty, em São Luís.

O objetivo do Encontro foi dar início ao processo de formação e nivelamento de conhecimentos sobre políticas para mulheres e controle social, para o público de Conselheiras Estaduais e Conselheiras Municipais da Mulher e representantes dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres de todo Maranhão.

Foto de Bruno Carvalho (

Foto – de Bruno Carvalho

Participaram da mesa de abertura do evento: a Assessora  Técnica da Secretaria  Estado da Mulher (SEMU), representando a presidente do Conselho Estadual da Mulher e Secretária de Estado da Mulher,  Ana do Gás, Antonieta Lago;  a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher, Rebeca Alexandre;  Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência da SEDIHPOP, Creuzamar Pinho; Gerente de Projetos de Governança e Normas Globais da ONU Mulheres, Claudia Pereira; a representante do Conselho Municipal da Mulher do município, Icatu, Eliene Pereira Porto e a representante das gestoras municipais de políticas para as mulheres, Coordenadora Municipal da Mulher de São Luís, Vânia Albuquerque.

Gerente de Projetos da ONU Mulher, Claudia Pereira

“Esse evento nasceu a partir dos encontros das gestoras municipais, dos movimentos sociais, e é uma proposta do Conselho Estadual da Mulher. Estar aqui é dar continuidade ao que as colegas que vieram antes da gente construíram. Então, o papel dessa parceria entre o CEM e SEMU, é qualificar e melhorar o que foi construído até aqui, reforçando o legado deixado por essas mulheres, num momento em que o país passa por dificuldades e retirada de direitos”, pontuou Rebeca Alexandre.

O ponto alto do encontro pela manhã, foi a participação da Gerente de Projetos de Governança e Normas Globais da ONU Mulheres, Claudia Pereira, que palestrou sobre, Políticas para as mulheres – Diálogo Internacional.

“A ideia é mostrar que esse debate não é local, esse é um debate internacional, trazendo como pano de fundo os instrumentos internacionais que os países se comprometeram a cumprir, como eles apresentam o mapa de promoção dos direitos das mulheres, e como as gestoras e conselheiras podem usar isso no dia a dia pra ampliar seu trabalho, ter mais recursos e ampliar a visão acerca das políticas públicas?”, pontuou, a gerente de projetos da  ONU Mulheres.

evento

Representando a secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, a Assessora Técnica da SEMU, Antonieta Lago, destacou a importância do encontro.

“Representar a secretária Ana do Gás,  é  muito importante, porque no contexto da sua gestão, ela tem trazido para SEMU, a discussão da diversidade, pautando a necessidade de fortalecimento dos instrumentos de base, das políticas para as mulheres, buscando parcerias  também na iniciativa privada. Então, a realização do evento  acontece num momento muito importante, por que a secretária Ana tem  trabalhado  no sentido de empoderamento e protagonismo de todas as maranhenses”, pontuou.

Foto - Bruno Carvalho

Foto – Bruno Carvalho

“Primeiramente eu quero parabenizar o Conselho e a Secretária de Estado da Mulher, por realizarem esse encontro, aqui estão mulheres de uma categoria inestimável, eu saio daqui, muito mais fortalecida do que entrei, foi um dia inteiro de aprendizado”, destacou a ex-secretária adjunta de Estado da Mulher, e representante do Coletivo de Mulheres Rosas Vermelhas,  do bairro Fé em Deus, Rosangela Bertoldo.

Mesa do painel, Mulheres e suas diversidades Mulheres Negras e Indígenas. Foto Bruno Carvalho

O painel – Mulheres e suas diversidades: Mulheres Negras e Indígenas, fechou a manhã de debates, o momento contou com  mediação da Chefe do Núcleo de Juventude da Secretaria de Estado da Mulher, Josy Gomes;  palestra da Chefe do Núcleo de Articulação e Gestão da SEMU, Kary Guajajara; e da Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Creuzamar de Pinho.

A roda de conversa sobre, “As Mulheres com Deficiência em Situação de Violência”, fechou o dia de discussões, com Assessora Técnica do Departamento de Articulação e Gestão da SEMU e membro do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, Priscila Selaris; e demais representantes de Conselhos  municipal e estadual da Pessoa Com Deficiência.

Roda de conversa sobre, Mulheres com Deficiência- Foto Bruno Carvalho

Roda de conversa sobre, Mulheres com Deficiência – Foto Bruno Carvalho

“Nós estamos aqui hoje, para quebrar paradigma, mostrar que a mulher com deficiência sofre violência. Mas, infelizmente, ela é invisibilizada porque não temos dados, nada, sobre a gente. Então, o que nós queremos é  mudar essa realidade, para que os nossos direitos sejam respeitados”, destacou a coordenadora e fundadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, Deline Cutrim.

Foto - Bruno Carvalho

Foto – Bruno Carvalho

Estiveram presentes ainda demais movimentos de defesa dos direitos da mulher, gestoras e membros de conselhos, ao final do evento todos participaram de atividade com apresentação de material de Autonomia Econômica para multiplicação nos municípios de atuação.

Fonte: ASCOM/SEMU