SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER RECEBE VISITA DO CÔNSUL GERAL DOS ESTADOS UNIDOS

Em 12/09/2016

WhatsApp Image 2016-09-01 at 10.02.42A Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, recebeu o Cônsul Geral dos Estados Unidos, Richard Reiter, para uma visita com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela SEMU no enfrentamento à violência contra a mulher.

Participaram da reunião, a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Susan Lucena; Chefes das Assessorias; Ouvidoria da Mulher do Estado e de Departamentos e Setores da SEMU.

A Comitiva formada pelo Cônsul Geral e duas assessoras, Paloma Gonzalez, Consulesa para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado Geral dos Estados Unidos, e Patrícia Menge, assistente do Cônsul Geral, conheceu as ações desenvolvidas e coordenadas pela SEMU de forma transversal e intersetorial, os espaços de Controle Social e de Planejamento e Monitoramento das políticas para as mulheres no estado – Conselho Estadual da Mulher; Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão; Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Em seguida foram apresentados os desafios encontrados no combate à violência contra as mulheres, que perpassam desde a manutenção da cultura machista e sexista, perpetuada nas relações pessoais, na educação e nas instituições sociais; a escassa sistematização de dados e de diagnóstico do fenômeno da violência de gênero; até a necessidade de capacitação continuada das equipes das Redes de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Foram alguns pontos que fizeram parte da reflexão e a possibilidade de definir estratégias, que futuramente poderiam fazer parte de parcerias entre o Consulado e a SEMU.

O Cônsul Geral explicou que a missão diplomática no Brasil vai além de somente expedir pedidos de vistos para os Estados Unidos, mas também apoio a iniciativas que visem melhorar a vida das brasileiras e brasileiros, especialmente no Nordeste.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 10.02.42 (1) WhatsApp Image 2016-09-01 at 10.02.43 (1) WhatsApp Image 2016-09-01 at 10.02.43