• youtube

SEMU Acessível

Campanha Março Mulher

Ventarola da campanha promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Mexeu com uma, mexeu com todas! A seguir a legenda descreve a arte da ventarola.

Frente da ventarola: No topo a legenda na cor lilás: 08 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Fundo lilás com logo da campanha ao centro. Logo: Mão esquerda de mulher com a unha pintada na cor rosa, empunhada em ação de resistência, o antebraço está enlaçado com um lenço na cor lilás. Por trás da mão, o símbolo feminino, espelho de Vênus, na cor roxo, na lateral direita a legenda: MEXEU COM, na cor lilás, UMA! MEXEU COM, na cor preta, e TODAS! Na cor Lilás, abaixo a hasteg na cor preta: #lutecomoumamaranhense. Por trás, no fundo da ventarola aparece a marca d’água da logo citada, na cor lilás transparente. Abaixo da logo, do Governo do Estado e SEMU.

Verso: Ventarola na cor lilás. No topo, as logos do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa da Mulher Brasileira (CMB) e do Conselho Estadual da Mulher (CEM), centralizadas. Abaixo uma tarja branca, com a legenda no cor roxo: Violência contra a mulher é crime. Denuncie! Abaixo centralizado, na cor vermelha, as hastegs: #NÃOÉNÃO; #DEPOISDONÃOTUDOÉASSÉDIO; MARANHÃOCONTRAOMACHISMO; #MARANHÃOCONTRAOFEMINICÍDIO; #NÃOSECALE, #BASTADENUNCIE.

Abaixo, e na cor vermelha, centralizadas as seguintes informações: Telefones úteis:

Ouvidoria da Mulher SEMU: (98) 98427-1002/ (98) 98427-3681/ 08000 098 4241
Casa da Mulher Brasileira SEMU: (98) 31980100

Emergência

Patrulha Maria da Penha: (98) 99219-3671

Atendimento a Mulher: 180

Polícia Militar: 190

Trata-se da campanha de combate ao assédio no Carnaval 2020, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), com o tema: “Não Toque! Respeite!”, a seguir a legenda descreve frente e verso da ventarola referente à Campanha.

Frente da Ventarola: Fundo em dois tons de amarelo. Parte superior, no canto esquerdo com imagem do rosto de representante de dança carnavalesca, dança afro, com touca nas cores azul marinho, vermelho, amarelo e branco. Ao centro, nas cores azul e laranja, com as seguintes palavras carnaval do Maranhão, com detalhes carnavalescos, logomarca da atual campanha do carnaval de 2020, seguido no canto direito, imagem de rosto feminino, com cabelos azuis. Ao centro da ventarola, as palavras Não toque! Respeite! #assédionãoébrincadeira, em tons de rosa. Na parte inferior, logomarcas da Secretaria de Estado da Mulher e do Governo do Maranhão.


Verso da ventarola:
fundo amarelo. Na parte superior, no canto esquerdo, imagem de brincante de atração carnavalesca, tribo de índio, com adereços na cor amarelo, azul e vermelho e cabelo azul. Ao centro logomarca do Governo do Maranhão, com os nomes das Secretarias da Mulher, da e Comunicação e Assuntos Políticos e de Cultura, seguidos da logomarca da Casa da Mulher Brasileira e do Conselho Estadual da Mulher (CEM). No canto direito imagens de duas brincantes negras de atrações carnavalescas, tambor de crioula, com vestimentas na cor amarelo, azul e amarelo e cabelo na cor azul e imagem de mascara carnavalesca na cor azul. Ao centro, tarja branca com legenda na cor lilás, informa: Violência contra mulher é crime. Denuncie! Logo abaixo as seguintes hashtags, na cor vermelha, #nãoénão #depoisdonaotudoéassédio #maranhãocontraomachismo #maranhãocontraofeminicidio #nãosecale #bastadenuncie
Na parte inferior, com letras na cor vermelha escuro os telefone e apoio e atendimento a mulher.

Telefones úteis:

Ouvidoria da Mulher SEMU: (98) 98427-1002/ (98) 98427-3681/ 08000 984 241
Casa da Mulher Brasileira SEMU: (98) 31980100

Emergência

Patrulha Maria da Penha: (98) 99219-3671

Atendimento a Mulher: 180

Polícia Militar: 190

Banner oficial da campanha contra o assédio no carnaval promovida pela SEMU

“Não Toque, Respeite” é o tema da campanha de combate ao assédio contra mulheres no carnaval 2020

Foi lançada na sexta-feira, 14 de fevereiro, pela Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, a campanha de combate ao assédio no Carnaval do Maranhão 2020. Com o tema “Não Toque, Respeite”, a campanha visa combater casos de assédio durante o período carnavalesco e qualquer tipo de violência contra as mulheres. 

O lançamento foi realizado na sede da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, durante o Encontro de Gestoras de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPM’s), que contou com a presença de gestoras de 87 municípios do Maranhão. 

Vídeo da Campanha contra o assédio no carnaval, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher: “Não Toque. Respeite!”.

A coordenadora do Núcleo da Mulher com Deficiência, da Semu, Priscila Selaris, aborda as formas de assédio às quais infelizmente as mulheres com deficiências são submetidas no cotidiano e, também, no período do carnaval. “Ninguém pode tocar em nosso corpo ou fazer qualquer coisa que a gente não autorize”, ressalta.

“Sabe aquela cantada desrespeitosa? Ou então, quando uma mulher com deficiência pede ajuda na condução e aquela pessoa ao invés de disponibilizar o ombro ou o braço, resolve empurrar por trás? Quando pede pra uma mulher surda ensinar um sinal e começa fazer brincadeirinha na mão? Ou se uma mulher que está em cadeira de rodas pede ajuda e a pessoa resolve querer brincar de sentar no colo?

Tudo isso são formas de assédio que nós, mulheres com deficiência, estamos sujeitas nesse carnaval. Nós somos duplamente vulneráveis ao assédio, porque muitas vezes, nem se quer nos reconhecemos, não sabemos a quem recorrer! Por isso é importante a gente ficar atenta. Ninguém pode tocar em nosso corpo ou fazer qualquer coisa que a gente não autorize. A Secretaria de Estado da Mulher, é contra qualquer forma de assédio. Então, já sabe, Não Toque. Respeite!”.

Vídeo da Campanha contra o assédio no carnaval, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher: “Não Toque. Respeite!”.

No vídeo, Antonieta Lago, coordenadora do Núcleo das Mulheres Negras, da Semu, fala sobre a realidade às quais as mulheres negras enfrentam, principalmente na época do carnaval. Ela ressalta que independente da cor da pele, todas as mulheres merecem respeito!

“É carnaval, tempo de festa, de alegria e muita animação. Mas você sabia que é no período do carnaval que nós, mulheres negras somos as maiores vítimas da violência e do assédio sexual? A Secretaria de Estado da Mulher é contra toda e qualquer forma de violência e assédio.

Então, brinque o carnaval, participe da folia, mas não se esqueça de que nós mulheres negras, não somos a sua fantasia! Nesse Carnaval, “Não Toque. Respeite!”

Vídeo da Campanha contra o assédio no carnaval “Não Toque ! Respeite!” promovido pela Secretaria de Estado da Mulher

Kary Guajajara, chefe do Núcleo de Gestão e Articulação da SEMU, expõe que o assédio em relação às mulheres indígenas é recorrente. Para acabar com essa cultura machista durante o carnaval, o respeito à diversidade étnico-cultural deve ser levado a sério.

“Fantasia não é homenagem! Cocares e pinturas são elementos da cultura dos povos indígenas e não adereços de carnaval! Por trás do carnaval vestido de índio, as mulheres indígenas têm seus corpos sexualizados e as identidades descaracte r izadas. A Secretaria de Estado da Mulher sabe que ser mulher indígena não é motivo de festa e sim, de luta e resistência!

Nesse Carnaval, “Não Toque! Respeite!

Brinque o Carnaval sem assédio, “Não Toque, Respeite!” uma campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

#semuacessível
Card na cor roxo legenda: Diga não a LGBTfobia, acima no topo do card, logo do Carnaval do governo do Maranhão, abaixo as figuras de 4 de animes representando a população LGBT com bandeiras escritas NÃO a LGBTfobia.
Na parte inferior do card as cores da bandeira LGBT, no rodapé, os ícones das redes sociais da SEMU, Face, Twitter e Instagram e
as logos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Casa da Mulher Brasileira (CBM), Governo do Estado e SEMU.

#semuacessível

Brinque o Carnaval sem assédio, “Não Toque, Respeite!” uma campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Card na cor lilás com a legenda: Depois do não tudo é assédio!Hasteg na cor laranja: assédio não é brincadeira. Uma mulher negra aponta pra legenda, ela está vestida de blusa branca com listras amarela.Abaixo, ícones das redes sociais da SEMU, Face, Twitter e Instagram eas logos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Casa da Mulher Brasileira (CBM), Governo do Estado e SEMU.

#semuacessível

Brinque o Carnaval sem assédio, “Não Toque, Respeite!” uma campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Card na cor amarelo escuro com a figura de um homem ruivo de barba longa, no topo logo do carnaval do governo do Maranhão, abaixo a legenda em roxo: Homem que ė homem respeita!
Abaixo, hasteg nas cores branca com borda roxa: assédio não é brincadeira. O homem está de braços cruzados, camisa branca e tem tatuagens nos braços.
Abaixo da legenda ícones das redes sociais da SEMU, Face, Twitter e Instagram e
as logos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Casa da Mulher Brasileira (CBM), Governo do Estado e SEMU.

#Semuacessível

Brinque o Carnaval sem assédio, “Não Toque, Respeite!” uma campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Card na cor amarelo escuro com detalhes como, fitas e folhas coloridas, nas cores verde e lilás, no topo logo do carnaval do governo do Maranhão, abaixo a legenda em roxo: Carnaval, e mais acessível em tarja roxa e letras amarelo escuro.
Abaixo: hasteg na cor roxa: #acessibilidadeparatodos
Ao centro três animes representam mulheres com deficiência, uma cadeirante, uma cega e outra com prótese em uma das pernas. Todas estão felizes brincando o carnaval.
Abaixo delas ícones das redes sociais da SEMU, Face, Twitter e Instagram e as logos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Casa da Mulher Brasileira (CBM), Governo do Estado e SEMU.

#semuacessível

Brinque o Carnaval sem assédio, “Não Toque, Respeite!” uma campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Card na cor amarelo escuro com a figura de uma mulher falando ao alto falante na mão esquerda e próximo à boca, lado a legenda: Se liga! na cor preto, Não é Não, na cor vermelha, abaixo, hasteg na cor preta: assédio não é brincadeira. Uma mulher loira de olhos azuis com uma fita vermelha amarrada na cabeça, ela está vestida num vestido branco, cinto marrom e brincos brancos.Abaixo da legenda ícones das redes sociais da SEMU, Face, Twitter e Instagram eas logos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Casa da Mulher Brasileira (CBM), Governo do Estado e SEMU

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65075-380

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
0800 098 4241

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br