• Facebook
  • twitter
  • youtube

SEMU apresenta Agenda Trans ao Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Em 3/09/2015
DSCN2909 (800x600)

Representantes do Comitê discutem agenda Trans

A Secretaria de Estado da Mulher reuniu esta semana (03.09) o Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres para discutir a agenda para travestis e transexuais proposta pela Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra). A população de travestis e transexuais é assistida pela Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM.

Desde a gestão passada a Amatra solicita a apreciação dessa Agenda. Agora após cinco anos é que ela começa a ser discutida. “As políticas públicas para as mulheres são uma das prioridades do Governo Flávio Dino. A Secretária da Mulher Laurinda Pinto está a frente da

Elenita Silva representante da SEDUC

Elenita Silva representante da SEDUC

discussão e deliberou para que o Comitê fizesse uma análise dessa       Agenda, já que ele responsável pela gestão e o monitoramento do           Plano Estadual de Políticas para as Mulheres no Maranhão e a política para as trans é um eixo dentro do plano”, disse a Chefe do                     Departamento de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim. O          Comitê Gestão e Monitoramento do Plano Estadual das Políticas para as Mulheres é composto por 18 Secretarias de Estado.

A discussão da Agenda Trans teve início em agosto, quando a Secretária da Mulher Laurinda Pinto recebeu a presidente da Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra), Babalu Rosa, que entregou à secretária a “Agenda de Promoção da Cidadania

Comitê avaliou cada ponto da Agenda

Comitê avaliou cada ponto da Agenda

e dos Direitos Humanos de Travestis e Transexuais do Estado do Maranhão”.

Na reunião da última quarta-feira, os membros do Comitê analisaram, discutiram e fizeram ajustes da Agenda. O próximo passo é apresentá-la aos Secretários de Estado membros do Comitê para que cada secretaria possa analisar o que cabe dentro das ações previstas para concretizar a Agenda.

A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Eliane Veracruz falou sobre a importância do respeito à pessoa. “Vamos buscar trabalhar com os profissionais o acolhimento dessas pessoas nos

Iracema da Secretaria de Igualdade Racial

Iracema da Secretaria de Igualdade Racial

espaços da Saúde. Entender que somos seres humanos e é preciso acima de tudo respeito e lembrar que o SUS é para todos e tem que chegar a todos”.

Tiago Viana – Superintendente de Promoção e Educação em Direitos Humanos da SEDIHPOP, falou sobre a importância de se olhar para os grupos mais vulneráveis da sociedade. “Geralmente o censo comum coloca os travestis e transexuais como homens fantasiados de mulheres, na verdade são pessoas que se sentem e se veem no mundo enquanto mulheres e assim devem ser respeitadas”. Ele acredita que na próxima reunião a Agenda virá mais fortalecida, “próxima reunião a agenda será mais robusta porque já vai estar bastante fortalecida e

Chefe do Dep. de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim e Babalu Rosa da Amatra.

Chefe do Dep. de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim e Babalu Rosa da Amatra.

nós da SEDIHPOP vamos poder trazer o que está sendo encaminhado o que está sendo feito para 2016”.

Para a presidente da Amatra, Babalu Rosa a reunião foi positiva no sentido da proposta de ideias e costura de parcerias, “agora acredito que realmente saia uma política voltada para as travestis e transexuais do Maranhão. A luta é grande, mas temos força de vontade e acreditamos nas pessoas que estão aqui sensíveis a nossa causa. Dessa vez vai dar certo”. Finalizou.

A próxima reunião entre o Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e a Amatra, acontecerá no dia 24 de setembro.

Flor de Lis, representante da Secretaria do Trabalho

Flor de Lis, representante da Secretaria do Trabalho

 

Isabela representando a Secretaria de Pesca e Aquicultura

Isabela representando a Secretaria de Pesca e Aquicultura

 

Laiane, representando o IMESC

Laiane, representando o IMESC

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br