Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, com a Chefe do Departamento de Gestão e Articulação/DEGA, Fernanda Passos Wolf e a Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas/ASPLAN, Carmen Belfort com o Dep Fernando Furtado (Pcdo B)
A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, juntamente com a Chefe do Departamento de Gestão e Articulação/DEGA, Fernanda Passos Wolff e a Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas/ASPLAN, Carmen Belfort se reuniram esta semana (14.07) no gabinete do deputado estadual Fernando Furtado (PCdo B) para dar início a articulação junto a bancada estadual para o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política”. A bancada federal será articulada pelo deputado federal Rubens Júnior (PCdo B).
O objetivo da campanha é assegurar maior igualdade entre homens e mulheres na sociedade, aumentando a participação feminina nos espaços de poder. Atualmente, as mulheres ainda ocupam apenas 13% das vagas nos parlamentos no País. O objetivo desta campanha é garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos, tanto no Congresso Nacional, quanto nos parlamentos estaduais e municipais.
Mesmo com a minirreforma eleitoral (Lei 12.891/13), segundo a qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve garantir que os partidos destinem ao menos 30% das vagas eleitorais para candidatas mulheres e incentiva candidaturas femininas, os partidos políticos ainda não conseguiram atingir a cota mínima por sigla ou coligação. Este fato reforça a preocupação e necessidade de superar tais desafios para maior participação da mulher nos parlamentos brasileiros. Além disso, a minirreforma garantiu apenas que 30% das vagas para candidaturas sejam destinadas às mulheres, o que não garante a eleição desse mesmo percentual.
Durante a reunião a secretária Laurinda Pinto apresentou o projeto e reforçou junto ao deputado Fernando Furtado a importância de apoio ao projeto “queremos a presença do maior número possível de homens e mulheres que defendem a participação efetiva de mulheres na política em todas as suas instâncias e principalmente num movimento claro de apoio a nossa presidenta Dilma como uma das principais representantes de mulher em espaço de poder, afinal ela assume o maior espaço de representatividade de poder q é a presidência da república”.
O lançamento será dia 24/08 no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado.
CAMPANHA – “Mais Mulheres na Política” é uma campanha a ser veiculada em nível nacional e contará com spot para rádio, jingle e cartazes.
No auditório Fernando Falcão serão apresentados dados comparativos entre os sistemas eleitorais de países da América Latina e do mundo para mostrar que no Brasil a presença da mulher no Poder Legislativo não reflete a importância da população feminina na condução política do país nem ilustra sua relevância socioeconômica.
A ampliação da participação feminina nos espaços de poder será debatida com líderes políticos, representantes de entidades da sociedade civil e da comunidade, que deverão questionar conceitos de emancipação, autonomia e construção da cultura machista para as próximas gerações.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br