Visando implementar ações de formação e promoção social, de modo a promover e incentivar as habilidades das pequenas produtoras, trabalhadoras e jovens para geração de trabalho e renda, a Secretaria de Estado da Mulher, Semu assinou um Termo de Cooperação Técnica e um Termo de Cessão de Uso com a Associação de Mulheres Recicladoras e Vidro do Maranhão – Anrevima.
Gerar emprego e renda são os objetivos das recicladoras “nossa capacidade produtiva vai mais que dobrar, assim vamos poder gerar renda para nossas associadas e também para as mulheres que vamos ensinar na comunidade”, disse a presidenta da Anrevima Maria de Nazaré Soares Martins. Foi cedido um forno de alta temperatura e materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho como cortadores de vidros, lavadores, armários, cadeiras entre outros. “ A multiplicação desse trabalho através dessa parceria com a Semu vai empoderar nossas mulheres”, disse a tesoureira da Anrevima, Deusanir Santos.
A Semu fará capacitação e formação em gênero e enfrentamento a violência, além de palestras sobre economia feminista. “Tornar a mulher economicamente independente é uma forma de quebrar o ciclo de violência em que muitas delas se encontram”, disse a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Semu, Lúcia Azevedo.
A Anrevima vai multiplicar o conhecimento através da promoção de cursos para as mulheres da comunidade. Com sede na Vila Embratel, a associação conta com 38 integrantes. Ela produz utensílios domésticos, artesanato e artigos decorativos com vidro reciclado. “A Semu não vai apenas ceder o equipamento que é muito importante para o desenvolvimento do trabalho dessas mulheres, vamos aproximá-las junto com a comunidade à rede de enfrentamento a violência, pois uma mulher empoderada é menos vulnerável”, disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.
Salvar
Salvar
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br