• Facebook
  • twitter
  • youtube

Semu discute agenda contra a Mortalidade Materna e Neonatal

Em 16/08/2017

encontro parteirasA mortalidade materna e neonatal é uma referência do cuidado materno/fetal e da saúde da sociedade em geral. Todos os dias ocorrem óbitos maternos evitáveis devido a complicações relacionadas a gravidez ou ao parto.

Para reverter essa situação, o Governo do Maranhão vai apoiar uma agenda, que reunirá as secretarias de estado para trabalhar a política de saúde materna e neonatal. “A transversalidade do Governo Flávio Dino faz com que as secretarias de estado conversem entre si e busquem soluções para problemas históricos”, disse a Secretária da Mulher Laurinda Pinto.

Na última segunda-feira (14.08) a Secretária Laurinda Pinto recebeu os professores do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas – NURUNI da UFMA; a presidenta da Federação da Parteiras Tradicionais do Maranhão; a representante da Secretaria de Estado da Saúde e um membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Na pauta o apoio a Agenda da Política das Parteiras Profissionais. “Vamos definir estratégias de valorização desse saber popular e tradicional, por um objetivo maior que é a redução da mortalidade neonatal e materna que ainda é elevada no estado”, disse a Secretária Laurinda Pinto.

Para o professor Raimundo Cardoso do NURUNI/UFMA é preciso promover essa troca de experiências. “Queremos que o SUS valorize o trabalho das parteiras no Maranhão. Vamos mostrar experiências exitosas na rede pública de outros estados para que possamos aplicar aqui”, finalizou.

Eliane Vera Cruz, do Departamento de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SES disse: “vamos realizar um encontro estadual de parteiras profissionais do Maranhão para fortalecer e aproximar as parteiras tradicionais aos profissionais do Sistema único de saúde – SUS, isso é urgente”.

O grupo se reunirá mais uma vez (16.08) para planejar e definir a agenda.

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br