• Facebook
  • twitter
  • youtube

Semu discute Agenda para Travestis e Transexuais

Em 18/08/2015
Secretária Laurinda Pinto; a Chefa do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim; a Assessora da ASPLAN da SEMU Marinilde Rocha; Graciele Ferreira do Departamento Estadual de Projetos e Convênios - DEPEC e Babalu Rosa da AMATRA

Secretária Laurinda Pinto; a Chefa do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim; a Assessora da ASPLAN da SEMU Marinilde Rocha; Graciele Ferreira do Departamento Estadual de Projetos e Convênios – DEPEC e Babalu Rosa da AMATRA

No último dia 5 deste mês a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto recebeu em seu gabinete Babalu Rosa, presidente da Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra).  Dela, a Secretária recebeu a “Agenda de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Travestis e Transexuais do Estado do Maranhão”, que havia sido entregue em 2010, mas que não foi levada adiante.

Essa nova articulação aconteceu na tarde de ontem terça-feira (18/08), onde sentaram para discutir e atualizar a Agenda a Secretária Laurinda Pinto; a Chefa do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Rosiene Cutrim; a Assessora da ASPLAN da SEMU Marinilde Rocha; Graciele Ferreira do Departamento Estadual de Projetos e Convênios – DEPEC e Babalu Rosa da AMATRA. “Essa agenda foi construída com a participação da AMATRA na gestão anterior, mas não houve um desdobramento prático e uma articulação política necessária para que essa agenda pudesse ter a pactuação dentro do Governo do Estado. Hoje nós conversamos e analisamos o conteúdo dessa Agenda e assumimos o compromisso de fazer essa pactuação”, disse a Secretária Laurinda Pinto.

A Secretária vai dialogar sobre a Agenda com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, já que a política dos direitos humanos também tem a responsabilidade de garantir essa questão junto a população LGBT. “A Secretaria de Estado da Mulher vai funcionar como um órgão articulador desse entendimento político e dessa determinação de garantia de direitos plenos a todas as pessoas do nosso estado. Através do nosso Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano vamos fazer a pactuação dessa agenda, transformar essa agenda política num plano de governo, estabelecendo um pacto de temporalidade, de orçamento de capacidade financeira, com todos os órgãos que tem uma responsabilidade a partir da  transversalidade dos direitos das travestis e das transexuais”, finalizou a Secretária Laurinda Pinto.

Para Babalu Rosa da AMATRA, a reunião foi muito positiva. “Conseguimos avançar com a pauta da Agenda de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Travestis e Transexuais do Estado do Maranhão, temos um longo caminho para construir sobre essa política, o mais importante é que temos apoio que precisamos” disse Babalu Rosa.

A próxima reunião para discutir a Agenda de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Travestis e Transexuais do Estado do Maranhão vai acontecer no dia 01 de setembro.

 

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br