SEMU fortalece políticas para as mulheres no Estado

Em 16/07/2017

Semu em ação pelas mulheres

Durante a programação da Caravana de Todos na região do Mearim, a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto se reuniu com a equipe da secretaria municipal da mulher de Pedreiras.

Na reunião o plano de trabalho do organismo, o protagonismo da secretaria na mobilização e coordenação da rede municipal de serviços e enfrentamento a violência contra a mulher.  Janne Glêb secretária da mulher de Pedreiras considerou a visita positiva. “Enfim, a tão sonhada rede de proteção à mulher será desenvolvida em nosso município, e foi exatamente neste sentido que nos unimos e nos movimentamos”, disse.

A Secretária Laurinda Pinto também conversou sobre os casos de feminicídio que ocorreram na região de Pedreiras e Trizidela do Vale. “Infelizmente mulheres estão sendo mortas por serem mulheres. Há casos de feminicídios ainda não julgados, outros o agressor não está preso. Conversamos sobre alguns desses casos, mas principalmente orientamos a equipe da secretaria sobre como proceder e cobrar a garantia de direitos das mulheres. Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada”, esclareceu a secretária.

Após a reunião a Secretária Laurinda Pinto acompanhada pela equipe da Carreta Mulher Maranhense fez uma visita as mulheres do presídio feminino de Pedreiras. Com apoio da SEMU e SEJAP estão sendo estão sendo desenvolvidas ações para promover a reinserção dessas mulheres a sociedade. “São capacitações que vão gerar redução de pena e no futuro oportunidades de trabalho”, disse Laurinda Pinto.

Durante a passagem da Caravana de Todos pela região a Secretária Laurinda Pinto realizou escutas com as mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no povoado Alto de Areia em Trizidela do Vale e no povoado de Morros dos caboclos. Lá foi apresentado uma proposta de projeto para auxiliar as mulheres do campo a dar destino a suas produções. Além de oferecer assessoria jurídica, com o objetivo de proporcionar a autonomia econômica para as mulheres do campo.

2017-07-16-PHOTO-000000092017-07-16-PHOTO-000000082017-07-16-PHOTO-00000006