Semu lança Projeto Quem Ama Abraça nos IEMA’s

Em 25/04/2017

iema Mais de 200 alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão– IEMA, Unidade São Luís, participaram do lançamento do Projeto Quem Ama Abraça – Fazendo Escola.

O projeto é uma contrapartida do Governo Federal executado pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher, Semu que firmou parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, Secti.

Quem Ama Abraça – Fazendo Escola é uma grande mobilização executada pela Semu com o apoio das prefeituras municipais e Secretarias de Estado, que está envolvendo nesse primeiro ano de sua execução escolas da Rede Pública Municipal de 28 municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres OPM’s e nos 7 Institutos Estaduais de Educação IEMA” disse a Secretária da Mulher Laurinda Pinto.quem ama iema

O Projeto cumpre a missão institucional da Semu dentro do seu Plano estadual de Política para as Mulheres, no que diz respeito a ações preventivas pertinentes a ambiência escolar. O projeto prevê a realização de atividades como capacitação de professores sobre gênero, rodas de conversas sobre os mecanismos de proteção às mulheres e meninas, vivências para a compreensão do fenômeno da violência e a construção de uma cultura de paz.

Durante o lançamento na tarde de ontem (24.04) no Auditório Gomes de Souza o Secretário Jonata Almada (Secti) falou sobre a importância do projeto como uma forma de mudar e melhorar conceitos. “Eu e o Governador Flávio Dino acreditamos na juventude, acreditamos em vocês que estão aqui. Apostamos que teremos equidade de gênero e um futuro melhor para o nosso estado”, disse.

Para a Secretária Adjunta da Mulher Susan Lucena o projeto é uma oportunidade única de se discutir um tema tão atual, “Estamos aqui para discutirmos a desigualdade de gênero dentro da escola. Essa desigualdade é uma das raízes da violência contra a mulher e é através da discussão, do diálogo que vamos mudar a nossa realidade, pois não existe tarefa para mulher, ou tarefa para homem, nós podemos ser e fazer o que quisermos”, concluiu a secretária.quem ama iema 3

Durante o lançamento para os IEMA’s, aconteceu também o lançamento do Projeto Quem Ama Abraça para São Luís. A escola que receberá o projeto na capital será a UEB Maria Alice Coutinho.

A chefe do Departamento de Gestão e Articulação – DEGA da Semu, Márcia Rodrigues encerrou o evento apresentando o projeto aos alunos e professores do IEMA São Luís. O Projeto Quem Ama Abraça – Fazendo Escola vai atingir inicialmente 56 escolas das redes estaduais e municipais das 32 regionais do estado em uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnoclogia e Inovação – Secti e prefeituras municipais. O projeto teve início dia 19.04 e vai até o dia 20.10.quem ama iema 5