SEMU participa de apresentação de projeto de cooperativa para internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas

Em 19/01/2020
Secretária da Mulher, Ana do Gás e a secretária adjunta, Nayra Monteiro com representantes do H360 - Foto Daniela Santos

Secretária da Mulher, Ana do Gás e a secretária adjunta, Nayra Monteiro, com representantes do H360 (Foto: Daniela Santos)

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) participou na tarde desta quinta-feira (16) de evento realizado no Auditório do Palácio dos Leões, para a apresentação do projeto “Empreendedorismo atrás e além das grades” de parceria entre o governo do Maranhão e o Instituto Humanitas360, que visa a implementação de uma cooperativa para as internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas.

Convidados reproduzem o símbolo da marca, Tereza – Vale a pena (Foto: Daniela Santos)

Os representantes do H360, receberam autoridades, entidades e para discutir a criação de uma rede de parceiros locais e apresentaram a marca dos produtos vendidos pelo Instituto – “Tereza – Vale a pena”, que serão fabricados pelas internas em oficina montada pela parceria entre governo e o Instituto na unidade prisional feminina de Pedrinhas. O espaço tem como objetivo a capacitação e a geração de renda para as internas através do empreendedorismo cívico-social. De acordo com representantes do do H360, como já acontece em outras unidades prisionais, toda a renda será revertida em benefício das internas cooperadas.

Foto Daniela Santos

“A parceria entre o governo do Maranhão e o H360 é o cumprimento de mais um compromisso do governador Flávio Dino, que assegura dignidade e oportunidade para as internas, pois muitas vezes são mulheres que não tiveram a oportunidade de aprender uma profissão e ter sua autonomia através da capacitação. A SEMU não só apoia, como incentiva, iniciativas como  essa que visem oferecer essa oportunidade às mulheres maranhenses”, destacou a Secretária de Estado da Mulher Ana do Gás.

Foto: Daniela Santos

Além da gestora, participaram da reunião, a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Nayra Monteiro; representantes do Instituto  Humanitas360, Adriana Geovane; Higor Cauê; Raisa Martins; o Secretário de Estado da Administração Penitenciária  (SEAP), Murilo Andrade de Oliveira; a Secretária Adjunta de Humanização, Kelly Cristina Carvalho; o Secretário de Estado de Direitos Humanos Francisco Gonçalves; a representante do Conselho Nacional de Justiça, Claúdia Gouveia; o Juiz da 2ª Vara de Execuções Criminais de São Luís, Fernando Mendonça, e demais autoridades.

Secretárias conhecem os produtos produzidos em outras cooperativas do projeto (Foto: Daniela) Santos.

O H360 é uma organização sem fins lucrativos sediada em Denver (EUA) e está presente na Colômbia, Chile, Uruguai, México e Guatemala, no Brasil tem escritório regional em São Paulo.

Av. Colares Moreira Calhau, São Luís - MA, 65075-380