• Facebook
  • twitter
  • youtube

Semu participa de reunião com o Fundo de População das Nações Unidas

Em 17/02/2016

IMG-20160216-WA0073

A Secretaria de Estado da Mulher – Semu participou juntamente com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial – Seir de uma Oficina de Planejamento do Plano de Trabalho promovida pela Secretatria de Estado da Juventude com o Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA.

“A Semu entra como parceira na elaboração do Plano de Trabalho, pois é importante ratificar uma das pautas da Carta de Intenções da UNFPA que é fazer um recorte de gênero, raça e etnia”, disse a Chefe de Departamento de Gestão e Articulação/DEGA, Fernanda Passos Wolf.

Marinilde Cantanhede da Assessoria de Planejamento da Semu pontuou: “A composição de uma Carta de Intenções mostra a disponibilidade e sensibilidade do Governo do Estado pela causa”

Anna Cunha, Oficial do Programa do Fundo das Nações Unidas falou sobre a importância da Carta de Inteções: “A cooperação estabelecida entre o Governo do Estado e o Fundo de População das Nações Unidas, visa o fortalecimento da agenda de juventude no estado, a ideia é que a juventude de forma ampla e diversa seja contemplada. As várias juventudes, e a questão de gênero tem aí um peso fundamental. Então o recorte de gênero e empoderamento das adolescentes e das jovens é uma variável fundamental na elaboração dessa cooperação. Visa-se a partir de um mapeamento de eixos prioritários de ação, que essa juventude pode ser fortalecida, por exemplo também, na agenda dos direitos reprodutivos,  da saúde  sexual e reprodutiva, do enfrentamento a violência de gênero, a violência sexual, as demais e discriminações nas escolas , Também a questão do HIV/AIDS ela é bastante pertinente para esse plano de ação, e Também o trabalho com a questão de drogas e a redução de danos, então basicamente são esses os eixos de trabalho que a cooperação vai tratar pra avançar portanto pra juventude maranhense”.

O Fundo é um organismo da ONU, responsável por questões populacionais. É uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos; apoia os países na utilização de dados sóciodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza; contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/Aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito

 

 

 

 

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br