Semu participa do III Encontro Nacional da APROSMA em São Luis

Em 31/10/2019

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) participou na noite desta quarta-feira (30), do III Encontro Nacional 2019: Avanços e Desafios das Profissionais do Sexo, promovido pela Aprosma, no Convento das Mercês em São Luis.  O evento contou com a presença maciça dos movimentos  sociais; de representantes do Ministério da Saúde; das secretarias municipal e estadual de saúde; Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular do Estado e Assembleia Legislativa; do Núcleo de Enfrentamento à Violência da (Semu) Milena Jansen, representou Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás.

“Dizer que é um prazer estar aqui representando a Secretária Ana do Gás, pra trazer a mensagem a vocês  de que o Maranhão conta com um Núcleo de Enfrentamento à Violência da (Semu), que funciona em conjunto com a Casa da Mulher Brasileira. Estamos de portas abertas para todas! Temos ainda os núcleos das mulheres indígenas, idosas, LGBT, negras. Além da Segurança e enfrentamento à Violência, cuidamos também da saúde e atenção básica das mulheres, com as carretas da Saúde e do Mamógrafo, e por fim, o Núcleo da Autonomia Econômica,  que soma  tudo isso, ao empoderamento econômico das mulheres, através da geração de trabalho e renda”, destacou Milena Jansen.

“Eu trago a saudação do governador Flávio Dino, com a convicção que encontros como esse são encontros de resistência política, social, de gênero, da liberdade sexual. Um dos problemas do nosso país é  que há uma questão ‘mal resolvida’ com a questão do sexo, e sempre usou-se o sexo para oprimir, para discriminar e para excluir as pessoas, por que nós nunca podemos esquecer de que esse país nasce do estupro, da violência da Casa Grande contra a senzala!”, Observou o Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.

“O nosso departamento reforça uma relação que não é de agora, a sociedade civil tem uma interlocução com o Ministério da Saúde, há muito tempo, e o que nós queremos é que as políticas construídas no âmbito nacional, também se materializem no território, por que a política não se constrói apenas no âmbito federal, ela tem de alcançar à todos”, pontuou a representante do Ministério da Saúde,  Leila Barreto.