• Facebook
  • twitter
  • youtube

Semu presente na IV Conferência Estadual do Idoso

Em 3/12/2015

9b6e7e728e1a6474d95f5ccf02ed630aO Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedima) deram início nesta quarta-feira (2) à IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão. O encontro tem como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”. Durante a Conferência está sendo realizado também o VI Workshop das Entidades da Cientificidade da Rede Nacional dos Direitos do Idoso (Renadi/MA). O evento acontece até esta quinta-feira (3) no Espaço Orienta, na Rua das Laranjeiras, nº 03, Quadra – 57, no Renascença II.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário Francisco Gonçalves ressaltou que as conferências integram as ações do poder público estadual para incentivar a participação popular no Governo. “A participação popular é uma questão estruturante de Governo, pois sem controle social não temos garantia de efetividade das políticas públicas. Por isso, é preocupação da gestão o fortalecimento dos conselhos de direitos, do controle social e da participação popular, para que nós possamos ter um acompanhamento melhor das políticas públicas”, destacou.

No Estado, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os idosos representam 7,82% da população. “Esse dado aumenta o nosso compromisso e nossa responsabilidade na luta pelas políticas públicas voltadas para esse segmento. Estamos aqui para fazer valer a história de vida de um idoso e essa conferência é um espaço legítimo para que sejam colocadas as proposições”, afirmou.

A programação da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e do VI Workshop da Cientificidade da Renadi/MA continua nesta quinta-feira (3) com o painel “Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, Turismo e Segurança Pública”; apresentação de deliberações, encaminhamentos e propostas para aprovação da plenária; eleição para delegados; aprovação das moções; visita a exposição dos trabalhos científicos do workshop; e reunião técnica da cientificidade da Renadi/MA, com instalação do Fórum Permanente de Cientificidade sobre as questões do Envelhecimento. 81a580f016717b6e3198952487be52d1

No segundo dia da IV Conferência Estadual da Pessoa Idosa, a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto respondeu a questões da plenária e explanou sobre os serviços da Casa da Mulher Brasileira que deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2016.

Representantes de vários municípios se fazem presente no encontro, entre eles: Buriti, Açailândia, Serrano do Maranhão, Coelho Neto, Caxias, Pastos Bons, Cajapió, Imperatriz, Alto Parnaíba, Carolina, Parnarama, Paulo Ramos, Chapadinha e Cururupu.

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br