• Facebook
  • twitter
  • youtube

Semu presente no 6º Encontro Nacional de Prostitutas

Em 26/09/2017

Durante 3 dias o Convento das Mercês, em São Luís foi palco do 6º Encontro Nacional de Prostitutas. Na pauta direitos trabalhistas, sexuais e melhores condições de segurança para as profissionais.

O encontro foi promovido pela Associação de Prostitutas do Maranhão, Rede Brasileira de Prostitutas e Central Única de Trabalhadores e Trabalhadoras Sexuais. Representantes de outros Estados também participam das discussões.

Essa edição marca os 30 anos do primeiro encontro e teve como painel de abertura o tema “30 anos de memórias, histórias e lutas das trabalhadoras sexuais”, que presta uma homenagem à ex-prostituta Gabriela Leite, falecida em 2013 e que organizou o primeiro em 1987. Gabriela formou-se em Ciências Sociais pela USP e lutou pela regulamentação da profissão de prostituta. Em 1992 fundou a ONG DaVida e em 2005 lançou a grife Daspu, em 2013, morreu em consequência de um câncer.

Para Maria de Jesus Costa, coordenadora-geral das Associação das Profissionais do Sexo no Maranhão (ASPROMA), o objetivo do encontro é trabalhar a profissão no futuro e mostrar o funcionamento da Rede e seu funcionamento. A Rede é formada por 18 ONG’s com atuação em todo o país. Entre suas atribuições está realizar o levantamento de dados sobre a violência; saber como está a profissão em cada estado além de acolhimento de denúncias.

A Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, participou da mesa redonda           “A Conjuntura Política atual e a Luta das Prostitutas” e deixou a reflexão: “a estrutura da sociedade capitalista Patriarcal e Machista que se reproduz na força política hegemonia representativa nos poderes institucionais. A organização das mulheres por seus direitos é o caminho permanente contra os retrocessos!”

asproma 2 asproma 3 asproma 4 asproma 5 asproma 6 asproma asproma1

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br