SEMU: Programa Mulher Maranhense leva cidadania e saúde ao interior do estado

Em 26/06/2015
Foto 3 - Atendimento Carreta

Foto 3 – Atendimento Carreta

O Programa Mulher Maranhense, promovido pelo Governo do Maranhão, através da SEMU – Secretaria de Estado da Mulher tem percorrido os municípios do estado com a Carreta da Mulher.
Na bagagem um pacote de atividades itinerantes que beneficiam diretamente a mulher do interior maranhense, possibilitando atendimento a quem não tem como se deslocar a centros maiores.

“São ações que vão do atendimento integral à saúde até as políticas de enfrentamento a violência contra a mulher. O objetivo maior é a conscientização dos direitos da mulher, uma prioridade do Governo Flávio Dino, através de políticas públicas trabalhadas diretamente com essas mulheres”, disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.

Em sua última ação, ocorrida no período de 08 a 20 de junho a Carreta da Mulher Maranhense esteve nas cidades de Rosário, Anajatuba, Santa Rita, Campestre e Porto Franco. O programa dá acesso às mulheres desses municípios aos exames de mamografia, papanicolau, glicemia,  aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual, assessoria jurídica e outros.

Para a Coordenadora do Programa Tereza Cristina Gonçalves, o apoio das prefeituras é muito importante para sucesso das ações, “O apoio das Prefeituras municipais tem sido muito importante para o nosso trabalho, os resultados tem sido cada vez mais satisfatórios, a prova estão nas metas que temos alcançado de forma positiva”. – disse a Coordenadora.

Um destaque entre as ações da Carreta da Mulher são os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

Durante o mês de junho foram mais de 5 mil atendimentos nos cinco municípios contemplados aonde a carreta passou. A carreta da mulher volta a rodar no mês de julho agora será a vez dos municípios da região de Presidente Dutra.