Semu Promove ações contra a violência a Mulher no Carnaval de Todas

Em 23/02/2017

2017-02-23-PHOTO-00000939Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e denúncia de todas as formas de violência contra as mulheres, assim o Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher vem trabalhando desde o início deste mês sua campanha de carnaval.

Com o tema “Pierrot só beija colombina SE ela quiser. E não porque é carnaval que ela quer”, uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo está percorrendo os principais pontos da folia. Estão integrados a ação a Rede Hoteleira de São Luis; Instituições que compõem a Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; DETRAN; Polícia Militar (PM); Casa Civil; CREAS; Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM); Hospital da Mulher; Socorrão I, II; Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA), também participam da campanha.

2017-02-23-PHOTO-00000955

Ação no VIVA Beira Mar

A equipe da SEMU está realizando panfletagem nos terminais de integração, VIVAS, faculdades e shoppings. “A campanha é um convite a homens e mulheres a terem um comportamento pela paz pelo respeito a todos e todas, até porque se desrespeitar as mulheres vai ter que responder legalmente com a lei Maria da Penha e a lei do Feminicídio”, disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.

Mais de 60 cidades que possuem Organismos de Políticas para Mulheres aderiram a campanha de carnaval e estão realizando diversas ações. “O foco do Governo do Estado e da SEMU é conscientizar toda a sociedade que a mulher está no carnaval para brincar para se divertir, ela não é um objeto que pode ser usado. Um beijo forçado, é uma forma de violência”, disse a Helena Veiga Coordenadora do Departamento de Enfrentamento a Violência contra a Mulher da SEMU.

2017-02-23-PHOTO-00000954Programação das Ações da Ouvidoria da Mulher e Biblioteca Maria da Penha da SEMU no Carnaval 2017

23.02 – Entrega de Material nos Plantões Centrais e 19 DEAM do Estado

23.02 –  Ação com Plaquinhas temáticas no Viva Beira Mar

– Panfletagem no Canto da Cultura (Bairro Praia Grande)

23 e 24 – Viagem em Tom Lilás – Ação em parceria com a Vale no trem de passageiros de São Luís a Açailândia

24. 02  – Visita Técnica à Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Açailândia

DADOS ALARMANTES

2017-02-23-PHOTO-00000944

Ação de Carnaval no VIVA Pátio Norte Shopping

“Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular concluiu que 61% dos homens acham que uma mulher solteira que vai pular carnaval não pode reclamar de ser cantada. Além disso, 49% disseram que bloco de carnaval não é lugar para mulher “direita” e 56% consideraram que mulheres que usam aplicativos de relacionamento não querem nada sério. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, explicou que  o homem ainda tem a visão de que a mulher é propriedade dele e que ela é feliz dessa forma, “como se a mulher tivesse que ser grata pela grosseria dele”. Por fim, a pesquisa ainda revelou que na percepção de 70% dos homens, as mulheres se sentem felizes quando ouvem um assobio, 59% acham que as mulheres ficam felizes quando ouvem uma cantada na rua e 49% acreditam que as mulheres gostam quando são chamadas de gostosa. A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 12 de janeiro de 2017, com 3,5 mil brasileiros com idade igual ou superior a 16 anos, em 146 municípios”.

Ação Carnaval na FIEMA

Ação no VIVA Pátio Norte Shopping