Promover as políticas para as mulheres no estado e transformar jovens em multiplicadoras sobre a temática de gênero, assim é o projeto “A Escola como Espaço de Prevenção”, promovido pela Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação. Sob a coordenação do Departamento de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Semu – (DAIAT), o projeto percorreu de 10 (dez) municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano/IDH do Estado.
Foram capacitadas 250 alunas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação. Com uma abordagem direta e acessível, as assessoras da SEMU discutiram sobre questões de gênero, o enfrentamento e combate à violência contra as mulheres e fomentação de valores não discriminatórios. “Precisamos conversar com os jovens sobre equidade de direitos, auto estima, violência doméstica e outros temas tão presentes no cotidiano deles. Nosso objetivo é informar para prevenir”, disse a Chefe do DAIAT Daniela Aquino.
Entre as atividades realizadas nas escolas foram realizados Seminários para sensibilizar alunos e professores sobre a temática de gênero. A programação contou com rodas de conversa e produção de vídeos cartazes e grafites pelas alunas. “Precisamos falar a mesma língua dos jovens, só assim podemos nos aproximar deles e torna-los multiplicadores, dessa forma eles se sentem muito mais à vontade para interagir”, concluiu Daniele Aquino.
Para finalizar o projeto, a SEMU vai realizar em São Luís, um seminário de Avaliação e Pactuação para a continuidade e sustentabilidade do projeto, com a participação de Gestoras(es) e Diretoras(es) das Unidades Regionais de Educação do Estado, técnicas(os) da Secretaria de Estado de Educação e da Mulher, entidades da sociedade civil que atuem na área de gênero, ainda que forma transversal e outras(os) convidadas(os).
O Projeto “A Escola como Espaço de Prevenção percorreu os municípios de Conceição do Lago Açu, Araioses, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Belágua, Lagoa Grande do Maranhão, Primeira Cruz, Santo Amaro, Satubinha e Cajari.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br