• Facebook
  • twitter
  • youtube

SEMU realiza ações contra a Violência a Mulher em todo o Estado durante carnaval

Em 23/02/2017

IMG-20170222-WA0005No municípios do estado mais de 60 cidades que possuem Organismos de Políticas para Mulheres aderiram a campanha de carnaval da Secretaria de Estado da Mulher e estão promovendo diversas ações para conscientizar e sensibilizar sobre a violência contra as mulheres no período de carnaval.

2017-02-22-PHOTO-00000912

O tema do Carnaval de TODAS 2017 da SEMU é  “Pierrot só beija colombina SE ela quiser. E não porque é carnaval que ela quer”. Para a Secretária da Mulher Laurinda Pinto, os homens tem que entender que existem limites que tem que ser respeitados “Os homens precisam entender que as mulheres são sujeitos de direito que elas podem e devem dizer não quando acharem necessário. E caso ocorra qualquer forma de violência a mulher sabe a quem recorrer, temos a ouvidoria da mulher, tem o disque 180, o disque 190 as denúncias serão apuradas”, concluiu.

Campanha de Carnaval em PORTO FRANCO

A campanha já se espalhou por todo estado, no município de Guimarães a Coordenação de Igualdade de Gênero está promovendo no período de carnaval ações de conscientização da população sobre a violência contra a mulher e ao combate a exploração de crianças e adolescentes. “Já realizamos caminhadas, palestras com alunos da rede pública e nossa expectativa é que possamos chamar a atenção da sociedade para as vulnerabilidades sociais e ajudar a diminuir a violência”, disse a Coordenadora de Igualdade de Gênero Sandra Maria Sá.

Para a Ivone da Costa Sousa todos tem o direito de festejar o carnaval. “Queremos um Carnaval, sadio, saudável, pra quem vai para folia é preciso ter cuidado e respeito, aqui em Campestre do Maranhão  estamos realizando panfletagem nas ruas, e bares, orientando as mulheres sobre as formas de violência e quem procurar se forem vítima de qualquer abuso”.

Equipe da Secretaria da Mulher de BACABEIRA preparando os kits de carnaval

Anapurus as ações estão sendo focadas na prevenção. “Estamos fazendo um trabalho de corpo a corpo nos locais de grande concentração da cidade. Estar desacompanhada não quer dizer que ela está disponível. As mulheres tem que estar cientes dos seus direitos e deveres, somos contra a toda e qualquer forma de violência”, disse Silmara Bastos Secretária da Mulher de Anapurus.

As ações se repetem nos municípios de Chapadinha, Coroatá, Presidente Vargas, Parnarama, Porto Franco e todos os  outros que possuem Organismo de Política para as Mulheres. “A campanha é um convite a homens e mulheres a terem um comportamento pela paz pelo respeito a todos e todas, até porque se desrespeitar as mulheres vai ter que responder legalmente com a lei Maria da Penha e a lei do Feminicídio”, concluiu a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.

Secretaria da Mulher de SÃO JOÃO DO SÓTER preparando os kits de carnaval

Preparação dos kits de carnaval em VIANA

 

Corpo a corpo em ANAPURUS

Para denunciar qualquer forma de violência contra a mulher, a Secretaria de Estado da Mulher disponibiliza os seguintes telefones:

OUVIDORIA DA MULHER DA SEMU : (98) 0800098-4241/98427-1002

DISQUE 180

DISQUE 190

 

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br