SEMU realiza encontro de Gestoras dos OPM’S 2018

Em 1/03/2018

convite encontro opm

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realiza, na sexta-feira (02), no auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, antigo IPEM, o Encontro de Planejamento Estratégico para Organismos de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Maranhão – 2018.

O encontro reunirá Conselheiras, Secretárias, Coordenadoras e Chefes de Departamentos de Mulheres de todo estado, onde será apresentada a Política para as Mulheres e será realizado o  Planejamento Estratégico com as Gestoras de Políticas Públicas Municipais para as Mulheres.

O Encontro de Gestoras é um evento de grande importância para o fortalecimento e execução das Políticas para as Mulheres nos municípios maranhenses, além da necessidade da ampliar a participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão.

A Semu é responsável por formular as diretrizes estaduais das Políticas para as Mulheres, visando o enfrentamento das desigualdades e a defesa dos direitos das mulheres maranhenses. A Semu coordena um conjunto de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPM), através de Secretarias, Coordenações e Departamentos de Mulheres nos municípios, com o desafio de ampliar essas instâncias e órgãos em outros municípios maranhenses.

Sua proposição é norteadora de políticas públicas voltadas para a efetivação da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da violência de gênero, respeitando a diversidade étnico-racial, de orientação sexual e identidade de gênero, constituindo-se assim em diretrizes para a política municipal para as mulheres maranhenses atendendo a reivindicações e propostas oriundas do conjunto das mulheres.

Vale ressaltar que toda a discussão, articulação e mobilização não só das secretarias e órgãos públicos municipais e estaduais como também da sociedade civil organizada que formam a Rede Municipal de Atendimento às Mulheres em situação de violência de gênero, bem como outra violação de direitos, no intuito de prevenir, combater e atender a essas demandas faz parte da gestão dessa política no município.

SERVIÇO

O QUÊ: Encontro de Planejamento Estratégico para Organismos de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Maranhão.

QUANDO: Na sexta-feira (02), das 8h às 17h

ONDE: Auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, antigo IPEM, São Luís/MA.

CONTATO: Daniela Maria Pereira de Aquino e Rabêlo – Chefe do Departamento de Articulação Institucional e Ações Temáticas – DAIAT/DEGA– danielaaquino@semu.ma.gov.br e (98) 98424-6720.

Ascom SEMU – Glauce Telles 98245 7601 – 98260 5703