Com o objetivo de levar a política para as mulheres para todo o estado, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher realizou o serviço de Ouvidoria especializada junto as mulheres indígenas.
A solicitação da escuta partiu de uma demanda do Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses e aconteceu de 21 a 23 de novembro durante o I Encontro da Região Norte da Articulação de Mulheres Indígenas no Maranhão – AMIMA que aconteceu na Aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru, município de Bom Jardim – MA.
O encontro teve como objetivo fortalecer a organização das mulheres indígenas no estado, articulando alternativas regionais e estadual de sustentabilidade organizacional na perspectiva da igualdade de gênero, em defesa de seus direitos e na busca por melhorias na qualidade de vida.
Mulheres das etnias Krikati, Guajajaras e Awá tiveram pela primeira vez uma escuta especializada a Ouvidora Leda Rego da Semu vê na articulação das mulheres uma forma de combater todas as violências. “Os povos indígenas historicamente enfrentam muitos desafios, o que estamos fazendo aqui é a aproximação das políticas públicas efetivas para essas mulheres”.
O trabalho da Ouvidoria com as indígenas revelou problemas comuns a todas “atendemos mulheres que reclamavam de violência doméstica, mulheres que pediam um melhor atendimento em saúde. Todas essas demandas vão ser encaminhadas ao Governo do Estado para que possamos direcionar ações adequadas para essas mulheres”, concluiu a Ouvidora Leda Rego.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br