A Secretaria de Estado da Mulher está realizando a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O período é marcado por datas que marcam o calendário de luta pelo enfrentamento a violência e o racismo. No Brasil tem início no dia 20 de novembro (dia da consciência negra) e pontua os dias 25 de novembro dia Internacional da Não Violência contra a Mulher; dia 01 de dezembro dia Internacional Combate a AIDS; dia 6 de dezembro que é o Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres e o encerramento no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O lançamento da campanha ocorreu no dia 20 de novembro com a presença da Senadora Vanessa Grazziotin (PC do B – AM). Com o tema : “A violência contra a mulher deixa muitas marcas, o feminicídio é a pior delas”, a Secretaria da Mulher está com uma vasta programação de divulgação do tema e apoiando as programações de outros órgãos estaduais.
A equipe da Semu participou da caminhada promovida pelo Ministério Público no último dia 23.11. No sábado (25.11), Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher a equipe da SEMU realizou uma ação de panfletagem da feirinha da ponte, no bairro Camboa. A chefe do Departamento de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher Helena Veiga acolheu duas denúncias durante a panfletagem, segundo ela é preciso ter coragem para romper o ciclo da violência “cada mulher tem seu tempo para fazer a denúncia, nossa função é encorajar essa mulher a fazer e mostrar que ela não está só”. As duas foram encaminhadas para a Ouvidoria da Mulher da Semu para que fossem feitos os encaminhamentos necessários.
A equipe da Ouvidoria está percorrendo os terminais de ônibus da capital e os Viva Cidadão para levar a mensagem da campanha e com as “plaquinhas temáticas” fazendo com que a população coloque em suas redes sociais a mensagem da campanha contra o feminicídio e o enfrentamento à violência. No domingo (26.11) onde em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Sedel a equipe da Secretaria da Mulher realizou panfletagem antes do jogo entre Sampaio e Flamengo de Masters. Os jogadores do Sampaio Corrêa entraram com uma faixa com o slogan da campanha.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Ação de Itinerância das Políticas Públicas Para as Mulheres
Carreta Mulher Maranhense de 06.11 a 21.12
20 municípios maranhenses
ações:
Ônibus Lilás 17 a 28.11
ações:
OUVIDORIA DA MULHER EM AÇÃO – 21.11 a 1º.12
SEMINÁRIOS REGIONAIS DE FORTALECIMENTO DA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – 29.11 em Parnarama – MA
em breve colocaremos a programação na íntegra.
AÇÃO NA FEIRINHA DA PONTE BANDEIRA TRIBUZZI – 25.11.2017
AÇÃO NO FUTEBOL SEMU/SEDEL 26.11.2017
AÇÃO COM AS PLAQUINHAS TEMÁTICAS – VIVA CIDADÃO
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br