A Casa da Mulher Maranhense atende as mulheres em situação de violência, oferecendo serviços especializados. A instituição é a primeira casa no Brasil, fora de uma capital, construída e mantida com recursos estaduais, reunindo todos os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. Entre os objetivos da CMM destaca-se a sua missão na interrupção do ciclo da violência contra as mulheres, oferecendo:
- ACOLHIMENTO E TRIAGEM: Trata-se do primeiro atendimento que a mulher recebe ao chegar à CMM. A equipe responsável acolhe e forma um laço de confiança, que permite os encaminhamentos aos serviços com a tranquilidade que a mulher precisa nesse momento tão delicado. Humanização é a palavra-chave!
- APOIO PSICOSSOCIAL: O serviço de apoio psicossocial é responsável por auxiliar as mulheres na superação dos impactos da violência sofrida. O trabalho é para resgatar autoestima, autonomia e cidadania, por vezes perdidas nos atos de violência. A equipe que realiza esse tipo de atendimento é formada por profissionais de diversas áreas.
- DELEGACIA ESPECIALIZADA: A CMM conta com uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). A unidade da Polícia Civil é responsável por proteger e investigar os crimes de violência contra as mulheres, ocorridos em Imperatriz.
- MINISTÉRIO PÚBLICO: O complexo conta com uma Promotoria de Justiça Especializada para promover a ação penal de crimes de violência contra as mulheres, quando necessário. Falhas no serviço da rede de atendimento a mulheres em situação de violência podem ser tratadas via Ministério Público, o órgão tem competência fiscalizatória!
- DEFENSORIA PÚBLICA: A Casa conta com um Núcleo Especializado da Defensoria Pública para orientar sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, prestar assistência jurídica e acompanhar todas as etapas do eventual processo criminal, promovendo o ajuizamento de ações de família das vítimas em situação de vulnerabilidade.
- VARAS ESPECIALIZADAS: A CMM conta com os serviços dos Juizados Especializados, que são responsáveis por processar, julgar e executar as causas da violência doméstica e familiar, conforme estabelece a Lei Maria da Penha.
- BRINQUEDOTECA: O serviço da Brinquedoteca é mais uma atenção humanizada prevista no projeto da CMM. Neste espaço são acolhidas as crianças de 0 a 12 anos de idade, que estão acompanhando as mães.
- TRANSPORTE: Os deslocamentos que envolvam os casos de violência foram considerados e a CMM conta com transporte. Assim, o encaminhamento para atendimento de saúde, Instituto Médico Legal e abrigamentos podem ser realizados com mais facilidade e tranquilidade.
- AUTONOMIA ECONÔMICA: A saída do ciclo da violência passa pela independência financeira das mulheres. Na Casa da Mulher Maranhense, as assistidas encontram capacitação, educação financeira e apoio para inserção no mercado de trabalho.
.