Esteve em São Luís, nos últimos dias 01 e 02 de julho, o analista de convênios da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), Irismar Gomes da Silva, técnico do convênio de manutenção da Casa da Mulher Brasileira.
A Casa da Mulher Brasileira do Maranhão está em obras no Bairro do Jaracaty, próximo ao Banco do Brasil, com previsão de inauguração para janeiro de 2016. O local é destinado à mulheres vítimas de violência doméstica e reúne delegacia, sala de reconhecimento, acolhimento e orientação jurídica. As vítimas também são auxiliadas para conseguirem emprego e receberem benefícios do governo.
Com o objetivo de avaliar e orientar sobre o projeto de manutenção da Casa, o analista Irismar Gomes esteve em reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU). No espaço físico da Casa, onde serão alocados todos os serviços de atendimento à mulher vitimizada por todo e qualquer tipo de violência, o funcionamento precede a qualificação dos profissionais que trabalharão integrados à rede, assim como um projeto de manutenção que segue obedecendo a um formato padrão de acordo com a realidade de cada região. A SPM vai financiar a manutenção da casa pelo período de 24 meses. O recurso é disponibilizado para a contratação de mão-de-obra que fará com que a casa funcione. Depois que o recurso findar, o estado deverá assumir a responsabilidade.
A Secretária Laurinda Pinto considerou importante a vinda do profissional da SPM. “O Maranhão tem recebido total apoio da SPM para o processo de implantação da Casa da Mulher Brasileira. É fundamental tomar os procedimentos de forma correta e eficaz, portanto, receber o acompanhamento dos profissionais do governo federal proporciona segurança e tranquilidade para a equipe da SEMU no trabalho de implantação do projeto”, declarou a gestora.
Após dois dias de avaliação e consultoria, a conclusão do técnico da SPM, diante do trabalho que está sendo desenvolvido e coordenado pela SEMU, foi positiva. “Tudo está correndo como deveria. Já existe o esboço do projeto de manutenção. Assim, minha missão foi orientar o andamento desse projeto. A SPM realizou todo um estudo para que o recurso seja suficiente e favorável para a manutenção da Casa, para isso, haverá na casa uma coordenação responsável pelo gerenciamento. Com o andamento observado no Maranhão, esse gerenciamento ocorrerá com tranquilidade”, afirmou o técnico.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br