• Facebook
  • twitter
  • youtube

Uma homenagem às Margaridas

Em 14/08/2015

Maria Pureza dos Santos Nascimento                     Maria Ozenira

A Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão, na pessoa de sua Secretária Laurinda Pinto, vem a público externar seus pêsames às famílias das trabalhadoras rurais que morreram durante a Marcha das Margaridas ocorrida em Brasília esta semana, nos dias 11 e 12  de agosto. Aos familiares, amigas(os), companheiras(os) de luta nossos mais profundos sentimentos. As causas das mortes foram infarto e AVC.

Mesmo sendo prontamente atendidas pelas equipes médicas que estavam no local do evento e transferidas para hospitais próximos, as trabalhadoras não resistiram.

Não é de hoje que as mulheres lutam por oportunidades iguais, muitos direitos já foram conquistados e muitos avanços foram feitos, mas ainda há barreiras, para derrubar, mais no campo do que nas cidades. Conquistar espaços longe do lar, dos filhos e das tarefas domésticas nem sempre é tranquilo para elas.

Homenageamos essas três mulheres que dedicaram suas vidas combatendo o preconceito, lutando pelos seus direitos e que ainda traziam o sustento para suas casas. Doces na medida, sempre aguerridas e ferozes ao defender sua causa. Nosso reconhecimento para elas e por todas que diariamente enfrentam preconceitos dentro e fora de casa e lutam por uma causa maior, a causa de todas, faz dessas mulheres especiais.

A Marcha perde três Margaridas, mas as sementes que elas plantaram vão florescer a luta não foi em vão.

Um pouco sobre as Margaridas

Maria Ozenira Cardoso Araújo, 44 anos trabalhadora rural do Piauí, ingressou no MSSTR em 1992 quando se associou ao sindicato Monsenhor Gil-PI. Militante ativa, presente nos Gritos da Terra Brasil e Piauí. participava ativamente de outras ações do MSTTR em seu estado, a exemplo da Marcha das Margaridas 2015 no Piauí.

Maria Pureza dos Santos Nascimento, 62 anos era de Japaratuba-SE. Boa parte de sua vida foi dedicada à luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais. Ativa nas ações do MSTTR, já havia participado de três edições da Marcha das Margaridas e de Gritos da Terra Brasil e Sergipe.

Izabel Gonçalves dos Santos, 54 anos e grande vivência pela causa dos povos da floresta do Pará. Atualmente estava presidenta do STTR de Salva Terra-PA, município aonde chegou a ser eleita vice-prefeita.

 

cartaz da marcha das Margaridas 2015

cartaz da marcha das Margaridas 2015

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br