Caravana Maranhão Todos Por Elas fortalece rede de apoio às mulheres em São José de Ribamar

Acessar fotos
7/06/2024

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), promoveu mais uma edição da Caravana Maranhão Todos Por Elas na Grande Ilha. O evento aconteceu na última quarta-feira (5), no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), em São José de Ribamar, e teve como objetivo promover políticas públicas voltadas para as mulheres da região metropolitana. 

Na cerimônia de abertura, marcaram presença autoridades significativas, entre elas a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a professora Bruna Elizama Rocha de Melo Carvalho, diretora substituta do Ifma de São José de Ribamar; o deputado estadual Jota Pinto; a coordenadora da Casa da Mulher Ribamarense, Débora Sanches; a secretária municipal de Saúde, Bernadete de Lourdes Veiga Ferreira; e a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Flor de Liz.

O evento reuniu uma ampla gama de representantes de órgãos parceiros, incluindo o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Secretaria de Segurança Pública, Patrulha Maria da Penha e Conselho Estadual da Mulher. Essa colaboração proporcionou aos participantes uma oportunidade ímpar de diálogo, troca de ideias e fortalecimento de laços entre mulheres de todas as idades, origens e profissões. As palestras, ministradas por especialistas renomados, abordaram temas cruciais no combate à violência contra a mulher.

Entre os palestrantes, destacou-se Gisele Ribeiro Rondon, juíza titular da Vara da Infância e Juventude e Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Termo Judiciário de São José de Ribamar. Ela falou sobre "O Impacto das Medidas Protetivas de Urgência no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Termo Judiciário de São José de Ribamar". Cláudia Isabele Damous, defensora pública na Defesa da Mulher, tratou da "Importância dos Vínculos Familiares na Violência Doméstica".

Amanda Carvalho, delegada titular da Mulher de São José de Ribamar, discorreu sobre "Violência Doméstica e o Atendimento à Mulher Vítima". Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio e diretora da Casa da Mulher Brasileira, apresentou "Dados do Feminicídio no Maranhão". Emmanuel José Peres Netto Guterres Soares, promotor de justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São José de Ribamar, abordou a "Proteção Jurídica à Mulher Vítima de Violência". 

Capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha da Região Metropolitana de São Luís, discutiu "O Papel da Patrulha Maria da Penha no Combate à Violência contra a Mulher". Cláudia Chaves, assessora da Procuradoria de Justiça do Maranhão, também abordou a "Importância dos Vínculos Familiares na Violência Doméstica".

"A Caravana Maranhão Todos Por Elas incentiva cada mulher a contribuir ativamente para a construção de um futuro mais inclusivo e poderoso para todas", destacou a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Emmanuel José Peres Guterrez, promotor de justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São José de Ribamar, destacou a importância das ações penais, dos atendimentos e das medidas protetivas de urgência para a proteção das mulheres. Segundo ele, é uma obrigação de todos os servidores públicos, do Judiciário, do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Mulher, propiciar momentos para conversar sobre a defesa da mulher

"O Ministério Público atua vigorosamente na proteção à mulher vítima de qualquer tipo de violência. Propomos as ações penais, acompanhamos os processos, fazemos os atendimentos, entramos com as medidas protetivas de urgência, e é uma das grandes esferas de proteção da mulher quando já sofreu violência, recorrendo ao Judiciário, ao Ministério Público, à polícia, e lá encontrar uma resposta para os seus anseios. A Caravana da Mulher é uma ação institucional do Estado do Maranhão, que realmente deve ser replicada em todos os municípios”, pontuou.

Gisele Ribeiro Rondon, juíza titular da Vara da Infância e Juventude e Especial de Violência Doméstica e Familiar, enfatizou o trabalho exaustivo no combate à violência contra a mulher. “São grandes os números de medidas protetivas de urgência agilizadas diariamente e nós temos atuado e enfrentado essas questões de gênero de forma bastante incisiva para que não cresçamos mais com esses números porque são alarmantes. Temos, inclusive, de 2022 para 2023 um crescimento de 20% no aumento de medidas protetivas de urgência. Esse impacto gerou um volume maior de processos, mas temos trabalhado com efetividade no combate a essas violências de todas as formas”, comentou.

A Caravana Maranhão Todos Por Elas, ao promover encontros e diálogos, fortalece a rede de apoio às mulheres, criando um ambiente de solidariedade e empoderamento, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.