Secretaria de Estado da Mulher e ONU Mulheres entregam o III Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Maranhão.

25/03/2022

Na tarde da próxima segunda (28/03), a Secretaria da Mulher do Governo do Maranhão, se reunirá com a ONU Mulheres, no Palácio dos Leões, em São Luis (MA), para o lançamento do Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Maranhão.

A apresentação do instrumento será realizada pela Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, e a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia  Divinskaya. 

Nos últimos 7 anos, o Plano vem sendo construído e atualizado por muitas mãos, num processo amplo, diverso e plural que tem envolvido a sociedade civil, os movimentos sociais de mulheres e feminista, o poder público e o conjunto do Governo do Maranhão. 

Com transmissão ao vivo nas redes sociais da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão (SEMU), o evento terá formato híbrido, presencial e virtual, com participação de integrantes dos órgãos de políticas para mulheres dos estados que integram o Consórcio da Amazônia Legal e de representantes da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA), da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ).

O lançamento será um momento de celebração da pactuação desta ferramenta, neste “Março Mulher”, um mês tão importante e representativo para todas as mulheres. 

O Plano é uma conquista histórica dos movimentos de mulheres do nosso estado e diversos setores da sociedade, somado ao olhar sensível do governador Flávio Dino, e ao esforço da secretária Ana do Gás, que retomou as atualizações das ações estabelecidas no processo, desde 2016.

O apoio da ONU Mulheres para elaboração do Plano integra as ações do projeto “Direitos humanos das mulheres indígenas e quilombolas: uma questão de governança!”, financiado pela Embaixada da Noruega.

É o Maranhão na contramão de todo o retrocesso que vem acontecendo no país, avançando nas políticas públicas para as mulheres. 

Serviço: Lançamento do Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Maranhão

Quando: Segunda (28/03) 

Horário: 14h30 

Local: Auditório do Palácio dos Leões.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão 

Yago Castro: yagoromulo@gmail.com

98 99192-3169

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil

Gabriela Pereira: gabriela.pereira@unwomen.org

61 98175-6772

Isabel Clavelin: isabel.clavelin@unwomen.org

61 98175-6315