Carreta da Mulher Maranhense

O que é

As Unidades Móveis Itinerantes cumprem o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher nos eixos que dão diretrizes ao Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, oferecendo atendimento e/ou serviços básicos de saúde, como: exame preventivo de câncer do colo de útero (papanicolau); exame do diagnóstico do câncer de mama (mamografia); vacinação; teste rápido de HIV e palestras educativas.

Como é oferecido?

presencial

Os serviços itinerantes das unidades móveis da Carreta da Mulher percorrem os municípios do estado, levando atendimentos básicos de saúde. 

Quem pode utilizar
Mulheres a partir de 18 anos, munidas de seus documentos (comprovante de residência, cartão SUS e RG), podem chegar na Carreta da Mulher que esteja em itinerância no seu município, e dispor dos serviços oferecidos.
A que legislação está associado?

O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi lançado em agosto de 2007, como parte da Agenda Social do Governo Federal. Consiste em um acordo federativo entre o governo federal, os governos dos estados e dos municípios brasileiros para o planejamento de ações que consolidem a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação de políticas públicas integradas em todo território nacional.    

Passo a passo

Para requerer a Carreta da Mulher é necessário enviar solicitação ao gabinete da SEMU de forma presencial ou através do e-mail: gabinete @semu.ma.gov.br. 

Tão logo seja montado o cronograma mensal de ações da Carreta da Mulher Maranhense, às prefeituras serão informadas através de ofícios e posteriormente será realizada a articulação da SEMU diretamente com cada município solicitante do serviço.

Prazo

Em até 07 (sete) dias a contar da data do envio do ofício, o solicitante será notificado via e-mail sobre o recebimento. 

Quanto custa?

Todos os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher são gratuitos. 

Onde encontrar